Desempenho Escolar
O Desempenho Escolar é entendido como uma medida qualitativa do aprendizado acadêmico, ao qual, índices voltados para avaliar o aproveitamento da criança e do adolescente na escola indicam o nível de competência estudantil adquirido em atividades específicas que tradicionalmente exercitam leitura, escrita e operação matemática, com fins de levantar dados do grau de rendimento pedagógico geral, fornecido pela instituição de ensino, e para localizar o aluno quanto a sua performance individual.
A Avaliação Psicológica, por sua vez, ao adentrar neste campo acadêmico, busca se aproximar da realidade cognitiva e emocional em que a criança/adolescente se encontra, investigando os fatores de influência que agem sobre seu potencial de aprendizado, pensando-o como um indivíduo em pleno processo de formação, com fatores desenvolvimentais que modulam sua forma particular de processar o conhecimento e os distintos ciclos de relacionamentos que impactam sua vida afetiva e a capacidade de aprender.
Na prática, isso significa dizer que a Avaliação Psicológica consegue acolher uma diversidade de demandas cujo o desempenho escolar é apenas um dado inicial de algo geralmente mais amplo ao funcionamento psíquico da criança/adolescente, frequentemente associado a questões diagnósticas na área da saúde ou mesmo a conflitos de ordem familiar e/ou social:
- Avaliação de problemas afetivos - por estar ligado ao desenvolvimento e maturidade emocional, dificuldades em contexto escolar podem, por vezes, indicar problemas afetivos instaurados na vida da criança/adolescente, pois habilidades cognitivas ligadas ao aprendizado tendem a ser prejudicadas quando se está atravessando por conflitos socioafetivos persistentes (intrafamiliares, bullyings na escola, situações de violência).
- Avaliação Diagnóstica - ao saber que os processos cognitivos orientados a aquisição e retenção do ensino funcionam de forma integrada com as demais Funções Mentais (Atenção, Memória, Inteligência), apresentar dificuldades de desempenho nas tarefas acadêmicas costumam sinalizar que propriedades cognitivas, voltadas a atividades mais gerais, precisam de um olhar mais atento, em vista da possibilidade da correlação com questões desenvolvimentais ou a outros aspectos da saúde mental.
- Avaliação de Altas Habilidades - como geralmente os primeiros sinais de Altas Habilidades ou Superdotação são notados em ambiente escolar, uma avaliação direcionada para investigar indicadores de alta performance cognitiva contribui para descartar ou corroborar hipóteses iniciais, evidenciando estimativas de QI ou habilidades cognitivas subjacentes ao alto nível de desempenho acadêmico.
Uma vez que se tem por entendido que todos esses processos envolvidos na aquisição do conhecimento escolar podem servir como uma fonte de informação sobre a vida afetiva e desenvolvimental da criança e do adolescente, acompanhar o desemprenho estudantil ultrapassa a lógica de uma avaliação com fins estritamente educacionais, pois identificar fatores que interferem e influenciam em sua formação, dá a chance desse ser em amadurecimento explorar potenciais que vão atravessar o período acadêmico e irão acompanhá-lo durante todo o seu ciclo vital.