Avaliação psicológica

Clínica: Infantojuvenil

A Avaliação Psicológica Clínica Infantojuvenil tem a finalidade de averiguar o comportamento, a cognição e a expressão emocional de crianças e adolescentes, com o objetivo de certificar se as dificuldades apresentadas são compatíveis com transtornos psicoemocionais ou neuropsicológicos, determinando a origem, curso e evolução dos sintomas e conferindo se os problemas podem estar associados a comprometimentos em seu desenvolvimento e/ou a conflitos afetivos.

Como o período da infância e da adolescência é marcado por uma série de processos desenvolvimentais que envolvem o amadurecimento das funções cognitivas, a geração de vínculos, o ajustamento das emoções e aprimoramento das habilidades sociais, esta avaliação procura realizar um atendimento sensível às diferenças individuais que cada criança e adolescente possui, fornecendo um ambiente humanizado e protetivo aos afetos infantojuvenis, composto por um repertório de recursos lúdicos que permitem a criança/adolescente demonstrarem espontaneamente a dinâmica de seu mundo interno, abrindo oportunidade a uma visão compreensiva sobre o que seu comportamento e sentimentos comunicam, além de também oferecer uma avaliação por instrumentos padronizados que asseguram examinar seu desempenho cognitivo (neuropsicológico) e o rastreio de sua história precursora e atual, avaliando quatro dimensões essenciais deste período de vida:

  1. Familiar e Social - que trata das relações da criança e do adolescente com seus pares, voltada para entender a estrutura do comportamento no seio familiar e na qualidade da interação social nos demais tipos de relacionamentos (com amigos, na escola).
  2. Desenvolvimental - que implica se os Marcos do Desenvolvimento estão de acordo com curso esperado do desenvolvimento típico ou se apresentam alterações significativas, que podem estar associadas a dificuldades de adaptação, atrasos no desenvolvimento ou a alguma condição clínica, compatível com Transtornos do Neurodesenvolvimento.
  3. Escolar ou Acadêmica - que abarca a vida no contexto escolar, discernindo se os comportamentos correspondem a um padrão esperado à atividade acadêmica ou se existem manifestações incomuns e reiteradas que interferem na qualidade do convívio na escola, no rendimento acadêmico e que podem estar associadas a conflitos emocionais ou mesmo a problemas de aprendizagem.
  4. Fatores Protetivos - correlata a avaliação das boas condições do ambiente da criança/adolescente (rede de amizades, suporte familiar, provisão escolar) ou das características psíquicas positivas (criatividade, empatia, autocontrole, engajamento social) que, ao serem explorados, contribuem para contornar o impacto de problemas, aumentando as chances de sucesso em intervenções e no controle de sintomas.

Dessa forma, ao integrar as informações que residem em cada uma dessas dimensões, é possível ter uma visão compreensiva dos fatores que cercam a vida da criança/adolescente, fornecendo dados importantes a respeito do seu processo desenvolvimental, neuropsicológico e afetivo, a fim de que a integração desses achados sirva de referência para formulação de diagnósticos, sugestão de terapêuticas ou subsidie garantias de direitos, conforme as necessidades mais sensíveis encontradas.